Será que o ratinho cozinheiro foi cozido ?
Divulgamos por aqui a preocupação que o pessoal da Disney estava tendo com relação a ascendência ou decadência do filme Ratatouille, nova animação da Disney/Pixar. Ao que tudo indica (mais precisamente as bilheterias americanas) o filme já está super badalado por lá, como é o caso de todos os filmes da Pixar até agora.O filme realmente conquistou os críticos, sendo que 92% das críticas publicadas no site Rotten Tomatoes são positivas. Além de toda a parte técnica, os críticos exaltam não apenas a Pixar como um grande estúdio, mas também Brad Bird como um grande diretor. Aquele recadinho que a Disney pensou que a Pixar iria receber dançou. :)
De acordo com o site Box Office Mojo, o filme está sendo exibido em 3940 cinemas norte-americanos. Os sites Box Office Prophet e Box Office Report prevêem uma bilheteria de estréia de $56 milhões. Vale lembrar que RATATOUILLE está tendo pré-estréias no Brasil neste fim de semana, sendo que sua estréia oficial ocorrerá no dia 6 de julho, a tempo do início das férias.
Definição de RatatouilleDe acordo com a Wikipédia: "O ratatouille é uma especialidade da cozinha provençal em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «comida», mas podemos traduzir também como «ragôut de legumes» ou «prato de beringelas»."
"Para preparar o ratatouille não podem faltar nem as beringelas nem os tomates. Com os restantes ingredientes pode-se lidar mais à vontade. Não são obrigatórios as pimentas e as courgettes. Como condimentos deve usar-se alho, manjerona, tomilho ou outros."
Além dos críticos de cinema, o filme parece ter conquistado também um grupo que, a primeira vista poderia odiá-lo. Qual é o chef que iria querer um ratinho em sua cozinha? o filme poderia ser uma propaganda negativa para os restaurantes.

O tema escolhido representa sem dúvida um desafio para a Pixar e reflete o interesse crescente pela gastronomia refinada nos Estados Unidos, onde os grandes chefs ganham fama e Las Vegas é um destino culinário.
O argumento não é fácil de resumir aos americanos, admitem os criadores. Ratatouille não era um título evidente e foi preciso colocar a pronúncia fonética em inglês no cartaz (ra-ta-tuí, em português).
"Aceitamos com gosto provocar um pouco o público", disse o produtor Brad Lewis. "Aqui as pessoas retornam da França dizendo 'adoro a comida e os franceses'. Quisemos fazer o mesmo com o filme e afirmar 'venham assistir, vão ver os franceses, a grande gastronomia e rir'". Para os restaurantes, o filme constitui uma excelente promoção. Segundo André Terrail, "demonstra que a alta gastronomia não é tão inquietante, pretensiosa ou complicada".
Sem mais delongas, assista ao trailer do filme clicando aqui ;)
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