Transformers: Assista ao vídeo da coletiva de imprensa no Second Life
Imagine voçê sendo um reporter e indo para uma coletiva de imprensa sobre o filme Transformers com o diretor do filme, Michael Bay, e todo o elenco. Ao chegar voçê se surpreende ao notar que, atrás dos entrevistados, estão dois dos temíveis robôs gigantes (cada um da altura de um prédio de 20 andares) como participantes, e um deles está sentado numa cadeira na primeira fila.
É claro que isso não pode ser real, e não é: o repórter está em sua primeira coletiva no mundo virtual do Second Life (www.secondlife.com).
O Second Life atualmente é uma febre nos EUA e aqui no Brasil está tomando o mesmo rumo. É parecido com um jogo, onde cada pessoa cria um avatar (sua identificação virtual) para interagir com outras pessoas. Uma outra vantagem é que o ambiente virtual do sistema permite ao usuário explorações visuais bem mais interessantes que o ambiente careta de um hotel onde as entrevistas acontecem normalmente no mundo real. E custam menos.
A coletiva de "Transformers", por exemplo, foi feita em uma área que recria um cenário militar do longa, cheia de robôs, e que dá a sensação de estar andando dentro do filme.
Os avatares dos entrevistados sentam-se em cadeiras à frente dos jornalistas (dos mais diversos países, todos reunidos ali sem sair de sua cidade) e respondem às perguntas (que são feitas por escrito, como num chat) conversando ao vivo, sendo possível ouvir suas respostas em tempo real.
Diferentemente de uma coletiva normal de lançamento de filme, em que o jornalista pode perguntar diretamente ao entrevistado o que quiser, na virtual havia um moderador recebendo e filtrando as questões.
Como resultado, nenhum questionamento mais incisivo ou crítico sobre o filme chegou até Bay ou o elenco. E não adiantava nem voar por cima dos entrevistados ou tentar estapear o avatar do diretor para chamar a atenção, como alguns fizeram.
Ao final, os participantes recebem por e-mail um link em que podem acessar uma transcrição da entrevista, além da versão original em mp3 e vídeo.
Confira abaixo o vídeo da coletiva:
Nenhum comentário:
Postar um comentário