terça-feira, 3 de julho de 2007

Os melhores filmes brasileiros para se ver antes de morrer

O diário britânico The Guardian, publicou, nesta semana, uma lista mórbida. Ela relaciona Os 100 melhores filmes para se ver antes de morrer. Segundo o jornal, são obras essênciais que melhor atestam as mais variadas formas de se fazer cinema. Quatro produções brasileiras que foram rodadas no brasil estão na lista. São elas:

Pixote - A Lei do Mais Fraco (Brasil 1981)

Após ser recolhido a um reformatório em São Paulo, um menino de rua foge em meio a uma rebelião, vivendo de pequenos assaltos no submundo. Dirigido por Hector Babenco (O Beijo da Mulher-Aranha) e com Marília Pera, Jardel Filho e Rubens de Falco no elenco.

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. / Ganhou o Leopardo de Prata, no Festival de Locarno.


O Beijo da Mulher-Aranha (Brasil 1985)

Dois presos, um por motivos políticos e outro por comportamento imoral, dividem a mesma cela e, com o passar do tempo, aprendem a respeitar um ao outro e descobrem uma forma de enfrentar a opressão da cadeia. Dirigido por Hector Babenco (Coração iluminado) e com Raul Julia, William Hurt e Sônia Braga no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Ator.

- Ganhou o Oscar de Melhor Ator (William Hurt), além de ter recebido outras 3 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. / Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Ator - Drama (Raul Julia e William Hurt) e Melhor Atriz Coadjuvante (Sônia Braga). / Ganhou o Prêmio de Melhor Ator (William Hurt) no Festival de Cannes. / Ganhou um prêmio especial do Independent Spirit Awards.


Central do Brasil (Brasil 1998)

A emocionante viagem de Dora e Josué pelo coração do Brasil. Com direção de Walter Salles (Terra estrangeira) e Fernanda Montenegro, Marília Pêra e Vinícius de Oliveira no elenco. Recebeu duas indicações ao Oscar.

- Recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado na categoria de Melhor Atriz em Drama (Fernanda Montenegro). / Ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme, o Urso de Prata de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Prêmio Especial do Júri, no Festival de Berlim. / Recebeu a indicação de Melhor Filme Estrangeiro no César. / Recebeu a indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Independent Spirit Awards.


Cidade de Deus (Brasil 2002)

Em um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, um jovem pobre e negro consegue escapar do mundo do crime tornando-se fotógrafo profissional. Dirigido por Fernando Meirelles (Domésticas) e com Matheus Nachtergaele no elenco. Recebeu 4 indicações ao Oscar.

- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia./ Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro./ Ganhou o BAFTA de Melhor Edição, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro./ Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro./ Ganhou 9 prêmios no Festival de Havana, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (dividido entre Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Philippe Haagensen, Johnathan Haagensen e Douglas Silva), Prêmio da Universidade de Havana, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Prêmio FIPRESCI, Prêmio OCIC, Prêmio da Associação de Imprensa Cubana e Prêmio Grand Coral. - Ganhou uma menção especial no Festival Internacional de Toronto. / Ganhou 6 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Fotografia.

Nenhum comentário: